Sobre o Seminário

É com muita honra e satisfação que a Comissão Especial de Direito e Economia da OAB/RN e a Escola Superior de Advocacia – ESA/RN organizam e convidam todos os estudiosos e interessados a participar do II Seminário de Direito e Economia do Nordeste.

A primeira versão do Seminário ocorreu em 2013, no formato presencial e reuniu pesquisadores de grande relevância na área, oriundos de Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste, de demais Estados brasileiros e do exterior.

Desenvolvido em sua origem como um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inserido no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), o primeiro Seminário surgiu em razão das atividades acadêmicas desenvolvidas por membros da Comissão Especial de Direito e Economia que à época eram estudantes do Mestrado em Direito do PPGD-UFRN e foram pioneiros na realização de um evento destinado a incentivar a pesquisa acadêmica e jurídica com viés juesconômico no estado do Rio Grande do Norte e na região Nordeste.

Agora, o II Seminário de Direito e Economia do Nordeste será realizado pela Comissão Especial de Direito e Economia, com a parceria da ESA/RN e apoio da OAB/RN, presente o mesmo intuito de promover o debate e o conhecimento acerca das relações existentes entre o Direito e a Economia, especialmente a aplicabilidade da metodologia da Análise Econômica do Direito na prática jurídica de pesquisadores e advogados.

Nesta edição, o Seminário será virtual e transmitido pelo canal da OAB/RN no YouTube e contemplará palestras acerca de vários ramos do Direito em que o instrumental metodológico da microeconomia se mostra pertinente, entre eles o Direito à Infraestrutura, Direito Societário e Empresarial, o Direito Tributário, as Ciências Jurídico-Criminais, a Filosofia do Direito e o Direito do Consumidor.

Os interessados em submeter resumos e artigos científicos também contarão com um espaço de debates, dividido em dois Grupos de Trabalho: Análise Econômica de temas de Direito Público e Análise Econômica de temas de Direito Privado.

Em suma, trata-se de um evento de extrema relevância, pioneiro na Região Nordeste, e que ratifica a região como um dos centros de excelência na pesquisa interdisciplinar de Direito e Economia. Portanto, sua presença será muito especial e imprescindível para agregar ainda mais qualidade aos debates propostos.

Desde já, sejam todos bem-vindos ao II Seminário de Direito e Economia do Nordeste!